HomePerigos em mascar favos de mel - O que é e como usar a própolis - Cristalização do mel - Quais os benefícios da geléia real

 

 

Cristalização do mel

Todos os méis são líquidos quando produzido pelas abelhas, mas quando armazenados em temperaturas mais baixas tendem a cristalizar. 

A cristalização é um processo natural que ocorre porque o mel é uma solução super saturada de açúcar, ele contem mais açúcar do que pode permanecer em solução. A cristalização resulta da formação de cristais de mono hidrato de glicose, que variam de quantidade, dimensão e forma com a composição do mel e suas condições de armazenamento.

Dentre as condições de armazenamento, a temperatura é um fator muito importante. A temperatura mais propícia para cristalização é de cerca de 14° C. A cristalização do mel é menos provável a temperaturas acima de 25° C ou abaixo de 5° C.

Esta cristalização varia de acordo com vários fatores como: teor de glicose, teor de água na sua composição natural e procedência floral (espécie da flor onde a abelha colheu o néctar). Tanto o mel fluído quanto o mel cristalizado tem o mesmo valor nutricional. Não é necessário conservar o mel na geladeira, aliás, armazenamento em baixa temperatura induz á cristalização.



Quanto menor o teor de água e quanto maior for a quantidade de glicose, mais rápido o mel cristalizará.

O período de tempo para a cristalização do mel varia conforme a origem floral do mel, sua composição e da temperatura ambiente.

Com a cristalização, o mel fica com aspecto cremoso, com formação de cristais em todo o pote ou somente em parte dele, porém, sem alterar suas propriedades, podendo ser consumido normalmente. 

Para descristalizar o mel, não use o microondas. Coloque água em uma panela até chegar a temperatura de 40ºC a 50ºC. Então desligue o fogo. Coloque o pote de mel fechado em banho maria e deixe o mel derreter. Fazer o procedimento por algumas vezes até que o mel descristalize totalmente.

Atenção: O aquecimento excessivo do Mel seja por temperatura muito alta ou por tempo prolongado, pode causar perdas das suas propriedades nutritivas.